No Brasil, há uma lista detalhada de espécies exóticas que são consideradas legais. A compra de alguns répteis é considerada crime, pois tem como objetivo financiar o tráfico de animais silvestres.

Além disso, não permite-se criar em cativeiro para animais com risco de extinção de quaisquer espécies.

Em primeira instância, é de suma importância escolher entre os tipos de serpentes domésticas, é indispensável se certificar de que sua criação em cativeiro é permitida.

É indispensável ter licença ambiental para cuidar de animais exóticos, que é concedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Ministério do Meio Ambiente.

Quais são as principais características e particularidades das jibóias?

As jibóias estão entre os répteis mais utilizados como animais de estimação em todo o mundo. É uma das maiores serpentes do Brasil, perdendo em comprimento e em massa apenas para a sucuri.

Sua distribuição no território brasileiro é muito ampla, fazendo com que seja uma das mais conhecidas serpentes brasileiras. São animais que, quando adequadamente mantidos, ficam bastante dóceis e podem viver até 25 anos.

As jiboias apresentam hábitos noturnos. Vivem em áreas de clima tropical ou subtropical.

Alimentam-se de pequenos mamíferos e aves na natureza, mas em cativeiro podem ser alimentadas apenas com roedores.

Devemos lembrar também que as jibóias respondem a estímulos e que se estes forem mal interpretados pelo réptil ele poderá morder. Deve-se ter cautela em seu manuseio.

Os cuidados que uma jiboia exige para sua criação podem variar desde o ambiente até a alimentação e temperatura do local.

E contar com uma clínica veterinária para jibóia pode evitar que problemas e complicações interfiram na saúde do animal, por isso, contar com uma clínica no ramo veterinário para jiboia de qualidade, faz toda diferença nos resultados.

Um profissional veterinário especialista para jibóia pode orientar o dono corretamente sobre os principais cuidados fundamentais, como a temperatura ideal do local e a alimentação, para que a qualidade de vida do animal seja melhor.

Uma clínica veterinária para animais exóticos de qualidade precisa realizar atendimentos específicos como répteis, aves, roedores e mamíferos e deve ter uma estrutura completa para oferecer atendimentos e resultados de excelente qualidade.

Por isso, é importante escolher um especialista em animais exóticos, para excelentes resultados.

É necessário ter a devida paciência por parte do dono. Por conseguinte, uma clínica para animais pode orientar seus clientes a fim de proporcionar um ambiente ainda mais adequado e cuidados que o animal necessita.

Mais importante ainda, não espere até uma situação de emergência para encontrar um veterinário animais exóticos.

Itens indispensáveis para a criação de uma cobra de estimação:

  1. Licenças e normas para domesticação do animal;
  2. Cuidados e obrigações na criação de jibóias;
  3. Acompanhamento de um profissional veterinário específico;
  4. Ambiente propício para a habitação do animal;
  5. Pesquisa sobre os diferentes tipos de cobras de estimação;
  6. Primeiros socorros em casos de possíveis acidentes envolvendo o animal.

Se o seu animal de estimação ficar doente, um veterinário com quem você se sinta confortável e que é confiável para lidar com seu animal de estimação, vai tornar a situação menos estressante.

Um check-up inicial é severamente aconselhado para qualquer novo animal de estimação e esta é uma boa oportunidade de ver como um veterinário lida com seu bichinho e como o veterinário lida com eles e a clinica veterinária.

Um veterinário familiarizado com exóticos vai gastar uma boa parte do tempo discutindo o cuidado e a criação de um animal particular, como muitos problemas com animais de estimação exóticos estão relacionados à dieta inadequada.

O veterinário também deve ser altamente confiável para lidar com seu animal de estimação.

Por último, visite fóruns de criação de animais na internet, que podem ser um ótimo começo para não só encontrar um bom veterinário e uma boa clínica veterinária para animal exótico de estimação como também conversar com outras pessoas criadoras de animais para dicas e compartilhar experiências.

Nestes fóruns, muitos veterinários também podem te ajudar respondendo dúvidas.

Por onde começar quando se almeja criar um animal exótico?

Antes de adquirir um animal, é importante saber se na área de residência há algum médico veterinário que se dedique ao cuidado e tratamento deste tipo de animais.

Tal como acontece com cães e gatos, há já diversas instituições que promovem a adoção de animais exóticos. Por isso, caso você pensa em adquirir um, você ainda pode optar pela adoção do pet.

Como pudemos ver anteriormente, ter um animal exótico exige muito mais do que a simples vontade de ter um animal diferente, são necessários diferentes cuidados e uma grande dedicação!

Curiosidades sobre as principais espécies de cobras de estimação
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *