Muitas pessoas procuram sobre como adestrar cachorro em casa, porém a ação não é tão simples quanto parece.

Não basta apenas ensinar o cachorro a dar a pata, pois é necessário desenvolver todo um plano de ensinamento.

É como se o adestrador estivesse educando uma criança desde cedo. Ter um

cachorro adestrado é garantir um lar mais organizado, especialmente quando a raça já possui histórico de “bagunceira”.

Ainda assim, os cachorros adestrados também são utilizados para serviços, como cães guias e cães farejadores, por exemplo.

Portanto, se deseja adestrar cachorro ou quer aprender algumas dicas especiais para o seu doguinho te obedecer, continue com a leitura e não perca nenhum detalhe do conteúdo que preparamos para você.

Como e quando começar o adestramento

É ideal que o adestramento seja iniciado com o cachorro ainda filhote, já que é a fase da construção dos hábitos do cãozinho, de maneira que qualquer comportamento equivocado que o animal venha a ter já seja corrigido antes de ele entrar na fase adulta.

Em contrapartida do que muitos pensam, a presença de um adestrador profissional não é estritamente necessária.

É claro que com a orientação de uma pessoa que conheça as técnicas é fundamental, por isso, o adestramento do cão se tornará muito mais simples para o dono.

Táticas de adestramento

Geralmente, o filhote pastor alemão é umas das raças mais fáceis para serem adestradas.

Sendo assim, há algumas táticas interessantes para adestrar este tipo de cachorro.

Uma delas é sempre recompensar o cãozinho com petiscos logo depois que ele obedecer algum comando.

Caso o cão não obedeça ao comando, o ideal é dar uma pequena puxada na pele de trás do pescoço dele, seguido pelo não.

É importante lembrar que o treino canino não pode envolver:

  • Bater no cão;

  • Prendê-lo;

  • Deixá-lo sozinho;

  • Provocar o cão;

  • Gritar e se exaltar com ele.

Cabe destacar que o cachorro precisa ter contato com todos os moradores da residência, para sempre respeitar a todos e reconhecê-los.

Sugestões de adestramento

Agora que você já conhece um pouco sobre o adestramento, bem como a fase e idade para adestrar cachorro, confira algumas dicas importantes para o seu cão te obedecer.

Fazer truques

Pegue um petisco e segure na frente do focinho do cachorro, mas tome cuidado para ele não tentar pegar. Para ele sentar, vá levantando a mão aos poucos até que ele se canse de tentar pegar a comida e, enfim, se sente.

Para ele deitar, agora, vá abaixando a mão até que o animal fique deitadinho. Dê o petisco apenas se ele acertar o comando.

Para não roubar a comida da mesa

Neste caso, recomenda-se enrolar uma ponta de fio de nylon em um prato na mesa. Depois, amarre a outra em uma lata cheia de moedas, que deve estar no chão.

Quando o cachorro estiver prestes a atacar a comida, o barulho da lata vai assustar e isso evita outras investidas do cãozinho.

Além do mais, é imprescindível que o dono seja firme nas decisões que tomar, sempre cumprindo com as diretrizes impostas ao animal.

Os planos da casa sempre devem levar o cachorro em consideração.

Neste sentido, no caso de viagens, é fundamental que se pense o que será feito com o cão no período que não tiver ninguém na residência.

Portanto, vale pesquisar um hotel para cachorros ou pedir para alguém de confiança cuidar do bichinho.

Adestramento inteligente

Antes de saber o quanto custa adestramento de cães, é fundamental saber que nenhum tipo de agressão (física ou verbal) deve ser utilizado como método.

Deste modo, além de prejudicar o animal, a ação pode resultar em um animal agressivo, por conta do trauma. Esta é uma das principais dicas do adestramento inteligente.

Utilizando o método de recompensas e reforço positivo para ajudar o procedimento de aprendizagem e compreensão dos cachorros, o adestramento inteligente também deve influenciar nos proprietários dos animais de forma significativa.

Podendo ser aplicado em cães de todos os tipos de raça e idade, o método inteligente de adestramento é capaz de ensinar diferentes comandos até mesmo para cães idosos, que já passaram da idade adequada para aprender.

Apesar de qualquer tipo de treinamento promover resultados mais rápidos e visíveis, a idade para adestrar cachorro é aquele quando os os cães ainda são filhotes.

Portanto, estas são todas as dicas para você começar a adestrar o seu animalzinho de estimação. Com isso, ele ficará muito mais saudável, feliz e obediente.

Dicas de adestramento canino
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *