Seres humanos têm cerca de cinco milhões de células olfativas. Parece muito? Pois saiba que cachorros têm, em média, nada menos do que 200 milhões delas, sendo que algumas raças podem superar esta cifra.

Portanto, não é de se espantar que o uso de um cão farejador seja a melhor opção em determinadas situações, principalmente na busca por pessoas, objetos ou substâncias. O olfato apurado faz toda a diferença.

Ainda assim, essa habilidade não é inata. Os animais que assumem a função só o fazem depois de passar por um treinamento que se inicia quando eles ainda são filhotes, e que costuma durar mais de um ano.

Como treinar um cão farejador?

O serviço de cão farejador é um ofício que se aprende. O primeiro passo dos adestradores é oferecer ao animal os objetos ou substâncias que eles devem buscar. Afinal, o mais importante é que eles saibam o que há que se localizar.

Esta é a parte mais simples. O que é realmente complexo é fazer com que os cães realmente busquem estes itens.

Normalmente, isso é feito a partir do uso de estímulos e recompensa, como ocultar um brinquedo em uma caixa cheia de objetos que o animal deve farejar. Esta fase do treinamento só acontece quando ele completa o primeiro ano de vida.

Concluído o treinamento, ele pode dedicar-se ao ofício por até dez anos, quando a idade impede que eles sigam trabalhando e chega a hora da aposentadoria.

Quais são as melhores raças para executar a tarefa?

Apesar de cães em geral terem faro apurado, nem todas as raças são adequadas para o ofício.

As que têm como característica o focinho achatado, como o bulldog francês ou o pug, por exemplo, não têm um sentido de olfato tão aguçado. Por conta disso, costuma-se preferir raças como:

  • Pastor Alemão;
  • Labrador;
  • Golden ;
  • Retriever;
  • Rottweiler;
  • Pastor Belga;
  • Foxhound;
  • Inglês.

Além do olfato sensível, outra característica dessas raças é o empenho em agradar o dono e a lealdade a ele, algo essencial em um cão cuja tarefa é localizar itens pelo olfato.

Quais são as utilidades de um cão farejador?

Quando se pensa no assunto, o farejador profissional costuma ser a primeira coisa que vêm à mente das pessoas. Afinal, em obras de ficção policiais, eles podem ser personagens extremamente importantes. Confira:

Busca de pessoas desaparecidas

Em filmes e documentários sobre desaparecimentos, contratar cão farejador é praticamente obrigatório. Eles estão sempre presentes nessas obras.

Isso também se estende à vida real. Eles têm um olfato tão poderoso que podem cheirar um objeto de uma pessoa desaparecida e sair em busca de um odor semelhante, que pode significar uma nova pista sobre o paradeiro do indivíduo.

Busca por substâncias ilícitas

Aeroportos e postos de fronteira são locais nos quais os cães farejadores polícia estão sempre presentes.

O motivo é que estes são pontos críticos para coibir o tráfico de substâncias ilegais, como drogas ou remédios de venda proibida, ou até mesmo objetos, como armas.

Assim como o olfato do cão pode ser treinado para encontrar vestígios de uma pessoa, ele também pode localizar indícios de que um indivíduo carrega um item proibido. Com isso, as autoridades sabem quais pessoas e compartimentos devem ser revistadas.

Em buscas policiais ativas, esses animais exercem o mesmo papel. Por exemplo: quando a polícia recebe uma denúncia de venda de drogas em determinado ponto, enviam cães farejadores à área, de modo a verificar se há indícios de tais substâncias no local.

Busca por explosivos

O olfato dos cães é tão poderoso que até mesmo explosivos têm um odor característico para eles.

Seguindo o mecanismo das demais buscas, os animais podem buscar indícios de explosivos, como a pólvora. É algo útil em zonas de conflito ou locais que estão sob ameaça terrorista.

Segurança de eventos

Além de fiscalizar ativamente, os animais podem ser usados para prevenir problemas.
É por isso que, em grandes eventos, organizadores podem recorrer ao aluguel de cães de guarda e farejadores.

Ao detectar a presença de itens proibidos o animal começa a latir, avisando a equipe de segurança de que há algum risco. Deste modo, a segurança de todos é garantida.

Como conseguir um cão farejador?

De olho na demanda, já existem empresas que oferecem o cão farejador aluguel. Elas mesmas treinam os animais e contratam pessoas especializadas para guiá-los em suas tarefas.

Já sabe quais são todos os benefícios de um cão farejador?
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *