Ter animais domesticados em casa com tosa já é uma prática de convivência antiga dos seres humanos e, atualmente, o ato de afeto se estendeu para dentro de casa e os animais estão cada vez mais com o status de membro da família.

Esse carinho se profissionalizou, abrindo mercado para serviços que vão de passeio diário com o seu bicho ou um pet shop somente para gatos até petiscos gourmet, roupas e acessórios e rações medicamentosas.

Somente no Brasil este mercado movimenta, anualmente, quase 20 bilhões de reais e para 2018 a projeção é de um crescimento de 7% a 8%.

Mesmo com a economia desacelerando nos últimos anos, o mercado pet já representa 0,38% de todo o PIB nacional.

Porém há um cenário triste onde os casos denunciados na internet ou jornais, são preocupantes para os donos.

Quando procuramos um profissional para fazer um serviço de Banho e Tosa de Gatos, precisamos nos atentar a alguns detalhes importantes, afinal, um membro da nossa família merece todo carinho e profissionalismo.

Tudo o que você precisa saber antes de levar seu pet ao banho e tosa

Dificilmente o nosso cão, ou outro animal de estimação, sofre mais que os gatos quando os levamos para um pet shop. Estressam-se com muita facilidade e dificilmente gostam de mudar bruscamente de rotina.

Vamos listar aqui 5 dicas que você precisa saber antes de procurar um pet shop para realizar o banho e tosa do seu animalzinho.

  1. Pesquise bem sobre o profissional de banho e tosa em gatos antes de fechar:

Procurar e encontrar um excelente profissional é tão difícil quanto a qualquer outro serviço oferecido em geral, pois queremos alguém que execute muito bem o seu ofício e dê dicas valiosas em todo o processo envolvido, tornando a experiência positiva e agradável para o nosso querido bichinho.

Pode não preocupar em primeiro momento, já que aquele pet shop de tosa higenica em gatos pertinho de casa está sempre cheio.

Mesmo que o banho e tosa gato persa possa parecer simples, deixar o seu pet relaxado e sem nenhum estresse, pode ser fundamental para que o serviço saia bem, evitando principalmente que o profissional tenha trabalho redobrado.

O mais recomendado é conversar com alguém que você conhece e que já tenha utilizado o serviço. Depois de escolher o local, você pode ir pessoalmente até lá conhecer melhor os funcionários, a estrutura e como reagem os outros cães durante o banho e tosa.

2. Procure saber mais sobre os serviços oferecidos e inclusos no valor cobrado:

É comum ver pet shops que se parecem mais com resorts e spas para humanos e na realidade não sabem como tosar gato e cão.

Shampoos e condicionadores específicos para os animais de acordo com o tipo de pelagem, limpeza correta das áreas íntimas, os dentes, enfim, detalhes que são fundamentais saber antes.
Se for preciso, pergunte para o profissional se ele tem os itens fundamentais para o serviço, como:

  • Soprador;
  • Secador profissional;
  • Máquina de tosa profissional;
  • Lâminas próprias para tosa de animais;
  • Mesa limpa para tosa;
  • Produtos exclusivos para pets.

Fique atento principalmente às promoções e pacotes básicos, o que incluem e se são suficientes para o que realmente você precisa. Pergunte sobre os serviços adicionais e cobrados a parte.

3. Prepare o seu bichinho para a nova experiência fora de casa:

A experiência pode começar em casa com os primeiros banhos que você dá em seu felino. Brinque com as patas, orelha, nos pontos do corpo onde ele mais gosta. Isso pode facilitar o trabalho do profissional quando o levar.

4. Lembre-se de que gatos são diferentes e mais sensíveis:

Como mencionamos antes, gatos possuem personalidade mais fortes e suas reações podem ser agressivas, principalmente se encontrarem um cão na entrada.

Alguns nem ligam, mas outros podem ficar realmente muito estressados logo de cara. Por esse fato, procure por um estabelecimento que atenda exclusivamente felinos ou que ao menos tenham um local separado.

5. É chegada a hora de buscar o seu animal querido:

Seu lindo e cheiroso gatinho está maluco para te ver! Não dê somente atenção e mimo ao seu animalzinho. O profissional que lhe atendeu muitas vezes tem comentários a fazer sobre o comportamento do animal e recomendações para o manter limpo e higiênico.

O que fazer após o banho e tosa?

Não esqueça que após todo esse trabalho você precisa manter o seu animal limpo e com a higiene saudável.

Você pode adquirir sprays especiais para manter o seu gato limpo, porém se ele estiver bem limpo ainda, não é necessário. Basta escová-lo sempre que possível, seguido de uma gostosa massagem recompensadora.

Passar algodão levemente umedecido quando estiver sujo e com um lenço de papel, remover as remelas dos olhos quando ele mesmo não o faça, podem ajudar a manter sempre o seu gato limpo e vistoso.

Gatos: 5 dicas para o melhor banho e tosa
Classificado como: