pets

Ter pets requer muitos cuidados. Hoje, cada vez mais, eles são parte da nossa família e merecem todos os atendimentos necessários para uma vida de qualidade. Dessa forma, trouxemos 5 dicas para você ser um ótimo dono e oferecer os melhores momentos para o seu bichinho.

Acompanhe este artigo até o final para saber mais informações sobre cada uma.

1. Levar no veterinário periodicamente

Essa, talvez, seja a dica mais importante de todas. Cuidar da saúde do seu amigo é essencial para que a vida dele tenha mais qualidade. Por mais que muitos deles não gostem de visitar o veterinário, nós sabemos o quanto isso é fundamental.

Sendo assim, o ideal é fazer essa visita ao menos uma vez ao ano para fazer exame veterinário parasitológico, aquele check up geral, ecocardiograma veterinario, entre outros.

Isso se torna ainda mais necessário quando o cão ou o gato já têm uma certa idade. Assim como nós, humanos, eles também podem apresentar doenças, desde gripes até tumores. Apesar de ficarmos preocupados, é necessário levá-los a quem realmente entende do assunto: o veterinário.

Inclusive, mesmo os procedimentos mais delicados, como a cirurgia veterinária retirada de tumor, são muito mais tranquilos que antigamente. Com o avanço tecnológico e o aumento das pesquisas, a medicina veterinária cirurgia garante um tratamento adequado e seguro para seu bichinho.

Outras atividades que o veterinário faz nessa visita periódica são:

• Reforço vacinal;
  • Vermifugação;
  • Exame de sangue;
  • Análise de peso.

2. Oferecer momentos de relaxamento aos pets

Os momentos de relaxamento para nossos amigos pets também são muito importantes e garantem que a vida tenha muito mais qualidade. Isso envolve passeios, brincadeiras e até mesmo acupuntura para cachorro.

O ideal é passear com os animais (principalmente cachorros) pelo menos uma vez por dia, durante 20 minutos. De acordo com os veterinários, isso desestressa os bichinhos e, inclusive, melhora a saúde deles. Além disso, é uma forma de estimular o pet.

E por falar em acupuntura em cachorro, essa é uma atividade que traz muitos benefícios para os cães. Ao contrário do que muitos acham, a acupuntura não serve apenas para relaxamento e, muito menos, é algo absurdo de se pensar.

Na verdade, é uma ótima forma de tratar os animais que têm doenças mais graves.

A acupuntura tem a função de diminuir as dores e ela também auxilia no próprio tratamento. Cachorros com câncer, por exemplo, se beneficiam muito dela.

A acupuntura nos animais funciona da mesma forma que em nós. As agulhas estimulam o cérebro e os nervos a trabalharem de maneira correta, fazendo com que o próprio corpo “se ajude”.

3. Prestar atenção na alimentação

Sabe aquela ideia de que cachorro e gato podem comer de tudo e que está tudo bem?

Então, isso está errado. Na verdade, é necessário prestar atenção na alimentação correta e balanceada dos bichinhos. Isso evita problemas como sobrepeso, diabetes, colesterol e até mesmo outras doenças mais graves.

Além disso, fazendo com que os pets comam de forma correta, o próprio organismo deles atua de maneira mais segura, protegendo-os de doenças. As quantidades de alimento variam de acordo com o peso e a idade do bichinho.

Verifique sobre isso com o veterinário antes de começar a dar a alimentação.

4. Oferecer um espaço adequado

O espaço adequado para cães e gatos depende do tamanho e também da personalidade dos animais. Isso, porque existem pets que preferem um local menor. Por outro lado, alguns deles ficam até depressivos dependendo da quantidade de espaço disponível.

Sendo assim, antes mesmo de ter um bichinho, verifique se há um espaço adequado para que ele se sinta feliz e livre. Já está mais que comprovado que a tristeza profunda pode causar outras doenças.

Sendo assim, oferecer um espaço adequado para os pets pode, até mesmo, evitar problemas mais graves.

Mas lembre-se de que um bom espaço não significa apenas um local aberto. Até mesmo o quintal precisa de um local coberto para proteger os animais da chuva ou do sol forte.

5. Ter cuidados com a higiene dos pets

Por fim, a higiene é outro ponto muito importante quando o assunto é a qualidade de vida dos bichinhos. A forma de oferecer a higiene varia de acordo com o tamanho, a pelagem e a raça do animal. Porém, é necessário dar banho periodicamente e levar ao petshop para tosar.

Cada um desses pontos é essencial para que a vida dos nossos pets seja boa. Que tal praticar todos eles?

5 dicas para cuidar bem da saúde do seu pet