animais de estimação

Muitas pessoas desejam ter ou têm animais de estimação. No Brasil, os animais de estimação mais comuns são os  cachorros e os gatos, que acabam se tornando integrantes da família.

Esses bichinhos especiais tornam o dia a dia mais leve e trazem qualidade de vida e bem-estar para toda a família. Mas, assim como os humanos precisam de cuidados e atenção médica, os animais também precisam.

Por isso, é fundamental que os donos pensem em como manter a saúde dos seus bichinhos, além de proporcionar segurança e bem-estar. Esses cuidados devem ser realizados por clínicas, hospitais veterinários e lojas especializadas para animais.

Primeiro passo

Ao comprar ou adotar um cão ou gato, é importante verificar o cartão de vacinação do animal. Assim como os seres humanos recebem diversas vacinas ao longo da vuda para prevenção de várias doenças, o mesmo ocorre com os animais, que devem ser vacinados.

Dessa forma, é importante levar os animais até um médico veterinário, que é um profissional especializado na saúde animal. Esse profissional trabalha em clínicas ou hospitais veterinário e tem como o objetivo promover a saúde e bem-estar do seu pet, verificando o quadro clínico do animal, assim como sua alimentação correta e a vacinação necessária.

As clínicas e hospitais para animais de estimação

Para empreendedores que atuam em clínicas e hospitais veterinários, é importante oferecer serviços diferenciados para os pets, pensando na prevenção de doenças e na qualidade de vida.

Por isso, a clínica ou hospital precisa oferecer serviços como:

• Coleta de sangue;
  • Análise laboratorial;
  • Centro de urgência e emergência;
  • Cirurgias;
  • Aplicação de vacinas;
  • Disponibilidade de remédios.

Ou seja, é importante que esses locais estejam equipados não somente para ações de emergência, mas também para consultas periódicas dos animais. Além disso, esse local pode oferecer diversos exames importantes.

Ao comprar ou adotar um cão ou gato, é importante pensar na realização de exames básicos, como o de sangue e os parasitológicos, como o de fezes. Exames de urina também são importantes para a prevenção de doenças ou para o diagnóstico de infecções. Por isso, essa parte da análise laboratorial é tão importante.

Para questões de urgência ou emergência, como um atropelamento ou lesão na pata ou em outras partes do corpo, é possível realizar um raio x gato ou cachorro, dependendo da espécie do PET que chega ao local.

Com o raio-x é possível detectar a presença de lesões internas, desde a quebra de um osso, assim como um possível rompimento de ligamento.

Isso pode ocorrer por um acidente ou até mesmo durante alguma ação do dia a dia do cão ou gato. Visando identificar qual é o melhor tratamento ou o tipo de procedimento, é fundamental realizar o raio x pata de gato ou de cachorro.

Além desses exames que são mais comuns e simples do ponto de vista hospitalar ou laboratorial, existem procedimentos e exames de imagens muito mais complexos e que também servem como forma preventiva.

Exames complexos para animais de estimação

Importante para a prevenção de problemas neurológicos, danos ao cérebro e até mesmo tumores em qualquer parte do corpo, a realização da tomografia veterinária pode ser essencial para essa detecção. Geralmente, ela envolve a mobilização do cão ou gato para que a análise seja precisa, proporcionando um exame de imagem que tem elevada qualidade técnica.

Essa tomografia pode ser feita como exame preventivo ou até mesmo diante da alteração de algum exame laboratorial, como o de sangue, alterações nas mamas, surgimento de caroços, entre outros. O fundamental é que esse diagnóstico seja realizado o quanto antes para que o tratamento ocorra de forma mais efetiva.

Serviços adicionais

Por fim, para quem tem uma loja com produtos ou acessórios para pets, é essencial ter à disposição para compra alimentos balanceados, itens diversão dos animais e o serviço de tosa e banho.

Esse tipo de serviço é mais indicado para os cães, independentemente da raça. Por meio dessa ação, além de relaxar, os cães saem limpos e com os pelos mais hidratados. Além disso, a tosa proporciona alívio do calor e faz com que os pelos cresçam mais saudáveis.

Para realizar a ação de banho e tosa, é preciso oferecer uma temperatura de água agradável, uma equipe especializada para a ação e os equipamentos básicos para o banho, como o soprador para pet, que contribui para que a secagem dos pelos seja mais rápida.
Os pets cada vez mais fazem parte do nosso dia-a-dia e são até considerados como parte da família, por isso, durante o falecimento do seu animal de estimação, fazer o funeral do animal é considerado um ato de amor e carinho.

Clínicas e lojas para animais de estimação