pet shop

Os animais de estimação são como membros da família, com cuidados especiais em busca de qualidade de vida e saúde. A escolha de um pet shop ou clínica veterinária de confiança é primordial para garantir o atendimento em todos os momentos em que ele é necessário, mesmo quando inesperado.

Profissionais capacitados e instalações de qualidade são alguns dos requisitos. As principais recomendações são:

  1. Avaliar os serviços oferecidos;
  2. Analisar a qualificação dos profissionais;
  3. Verificar as instalações;
  4. Conferir os horários de atendimento;
  5. Pesquisar o histórico da empresa;
  6. Comparar preços;
  7. Pedir indicações.

1. Avaliar os serviços oferecidos

A preferência deve ser pelo estabelecimento que ofereça o máximo de possibilidades, desde atendimento veterinário, farmácia, banho e tosa, até setor de alimentação e produtos especializados.

As empresas mais preparadas e consolidadas também contam com hotelzinho e creche para cachorro, uma ótima solução para os tutores que passam muitas horas longe de casa no dia a dia.

A prioridade é conferir o cadastro da loja no Conselho Regional de Medicina Veterinária, e se informar se ela conta com um veterinário responsável. Lojas que lidam apenas com higiene e estética animal não têm autorização para vender medicamentos.

Entretanto, com todos os serviços concentrados em um único estabelecimento, fica mais fácil cuidar do animalzinho, dispensando a necessidade de ir de um estabelecimento ao outro em busca de alguma coisa.

O atendimento personalizado, de acordo com a espécie, também diminui as chances de erros e problemas de saúde. Por outro lado, as lojas online podem ser interessantes para a compra de acessórios ou produtos mais específicos.

2. Analisar a qualificação dos profissionais

Além de qualificados, os profissionais devem demonstrar amor, carinho e paciência com os animais. Em uma clínica onde profissionais são especializados e carinhosos, são menores as chances de os bichinhos serem maltratados.

De uma maneira geral, ganha pontos o estabelecimento em que todos os profissionais, incluindo atendentes e equipe de banho e tosa, são atenciosos e dedicados.

A dica é observar o relacionamento dos profissionais com o animal, a dedicação com relação à saúde dele e se ele fica confortável e feliz quando está no ambiente do pet shop.

3. Verificar as instalações

O pet shop ideal deve ser completamente seguro, limpo, arejado e estar sempre bem organizado. Todos os equipamentos devem ser esterilizados adequadamente e os pets precisam de toalhas individuais. Um sistema de controle de pragas e parasitas também é essencial.

No caso de um hotel de gato, ou clínica especializada, o cuidado com a segurança precisa ser redobrado, com um local inteiramente fechado, prevenindo fugas e acidentes.

Os produtos usados no tratamento dos animais também devem ser verificados, pois a boa procedência e qualidade são fatores chave para bons cuidados. Essa regra também é válida para os produtos em exposição.

Quando for necessário contar com um serviço de transporte do animal, as condições de higiene do veículo também devem ser avaliadas. A disponibilidade de atendimento de motorista executivo bilíngue é um diferencial.

4. Conferir os horários de atendimento

Os animais de estimação não têm hora para ficarem doentes, ou precisarem de um banho, depois de um passeio mais longo e natural. Por isso, um estabelecimento que tenha um amplo horário de atendimento também se torna mais competitivo nesse mercado.

Na contratação do serviço de creche para animais, um horário de atendimento mais abrangente pode ser essencial para quem tem rotina fora do convencional.

Porém, é preciso assegurar que sempre haverá um profissional para cuidados médicos ou estéticos. Então a dica é ter salvo o número de um veterinário de confiança, em caso de emergências.

5. Pesquisar o histórico da empresa

A pesquisa sobre o estabelecimento é fundamental, mesmo que a escolha seja motivada por indicações.

O ideal é visitar o local com um olhar crítico e também pesquisar na internet. As avaliações de outros clientes ajudam a ter uma ideia do que esperar do atendimento.

6. Comparar preços

Os preços dos serviços de pet shops geralmente seguem a mesma média. Portanto, ofertas muito mais baratas ou caras que o normal devem ser vistas com desconfiança. Nesses casos, é um direito do consumidor saber o motivo das variações de preço.

Mas, quando os preços de hotel para cachorro estiverem um pouco mais altos, com algum diferencial no atendimento, vale a pena avaliar o custo-benefício.

7. Pedir indicações

Por fim, as indicações também podem deixar os tutores mais tranquilos com relação ao atendimento, principalmente no caso de filhotes de cachorro, gato, ou outros animais.

Afinal, as pessoas só indicam serviços quando ficam satisfeitas, e amigos ou familiares podem ser confiáveis nesse sentido, principalmente se tiverem animaizinhos bem cuidados e com bom comportamento.

Contudo, a indicação positiva pode despertar o interesse, mas depois é preciso checar o histórico e as condições do pet shop. Assim é possível garantir os melhores cuidados ao animalzinho.

Como escolher um pet shop de confiança?