Cuidados

Ter um bichinho de estimação agrega muitas ações positivas na vida de algumas pessoas. Os animais conseguem oferecer carinhos, cuidados, e são conhecidos por serem parceiros fiéis dos humanos.

No entanto, ser dono de um deles também representa investir cuidado, amor e atenção, principalmente, com a saúde desse animal.

Assim como uma criança que precisa de cuidados e ir ao pediatra com certa frequência e ser vacinada, para um animal, principalmente, os mais novinhos funciona da mesma forma.

Pensando nisso, nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você que já é dono de um bichinho de estimação ou pensa em adotar um. Confira!

Procure levar seu animal de estimação ao veterinário

Um dos primeiros passos ao se adotar um bichinho de estimação é buscar por uma clínica veterinária. Isso porque, é necessário que o PET seja avaliado pelo médico especializado em saúde animal e faça alguns exames de rotina, como de sangue, fezes e urina.

É fundamental essa ida ao médico veterinário para prevenção ou tratamento de doenças que sejam diagnosticadas. Uma das ações mais importantes e recomendadas por esses profissionais diz respeito à vacinação do animal.

Por exemplo, a vacina cachorro filhote é de extrema importância para prevenção de doenças graves e deve ser aplicada entre o primeiro e segundo mês de vida do animal. O animal também precisa ser vermifugado para evitar o surgimento de carrapatos e pulgas.

As principais vacinas que o animal toma ainda bebê é a V8 ou V10. Com 4 meses, ele já pode tomar a vacina contra a raiva, que também é conhecida como antirrábica.

É importante que o animal tenha um caderno de vacinação e que o dono se lembre que é fundamental vacinar o cachorro todos os anos. Os PETs precisam de reforço das vacinas para que eles não tenham doenças e aumentem sua vida.

Ao buscar pelo veterinário 24 horas que atua em clínicas especializadas em animais é comum que antes de passar a vacina, o médico examine seu cachorro.

O animal precisa estar saudável para aplicação das vacinas e por isso a avaliação profissional é fundamental. E lembre-se, atrasar a vacina dos animais e não fazer esse procedimento todos os anos pode representar perigo ao seu PET.

Muitas pessoas pensam que após o cachorro estar adulto, não é necessário vacinar. Como já falamos nesse artigo, é fundamental que os cachorros recebem uma segunda dose da doença para terem qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Após contrair uma doença grave, o cachorro sofre, sem contar com doenças em que é praticamente impossível curar, como é o caso da cinomose, doença do carrapato e ainda, hepatite.

Levando seu bichinho até um médico veterinário, você consegue ter acesso também a orientações a respeito de como deve ser a alimentação, o uso da ração e petiscos saudáveis ao seu animal.

Outros cuidados: diversão também é necessária

Além dos cuidados no que se refere à vacinação desse animal e à ida ao médico, é fundamental pensar na higienização do cachorro.

Por isso, é fundamental levar o seu peludinho até um PET shop de cachorro banho e tosa. No banho e na tosa, feitos por profissionais qualificados para a realização do serviço, o seu PET:

• Consegue relaxar;
  • Fica limpinho e cheiroso;
  • Fica mais calmo;
  • Fica com o pelo hidratado;
  • Pode se livrar das pulgas com mais facilidade.

Funciona como cabelo, em alguns momentos é necessário dar uma aparada e levar. O recomendado é que a cada 7 a 15 dias, os PETs consigam tomar seu banho e fazer uma tosa.

E para quem tem cachorro sabe que eles amam brincar. Cachorro gosta de correr, morder brinquedos, se divertir. Algumas raças são muito brincalhonas e por isso é fundamental presentear seu PET com um brinquedo de cachorro.

Existem vários modelos disponíveis no mercado que podem relaxar e descontrair o seu bichinho de estimação.

No caso de fazer uma viagem e precisar passar alguns dias fora, lembre-se de cuidar do seu bichinho de estimação, isso é fundamental.

Para isso, existem alguns locais como nos PET Shops e a depender do tamanho do animal, até um canil de ferro, onde esse cachorro pode ficar durante um tempo sendo bem cuidado, tendo uma boa alimentação e ainda podendo brincar e ter dias agradáveis.

Para isso, busque as recomendações necessárias para oferecer o melhor lazer ao seu animal.

Cuidados com seu PET: vacinação