saúde

Ter um bichinho de estimação pode trazer muita alegria à família e amigos. Os animais de estimação mais comuns no Brasil são o cachorro, gato e algumas aves domésticas. Além disso, algumas pessoas também optam por coelhinhos e hamster.

Porém, independentemente de qual for o bichinho adotado, é fundamental ter os cuidados necessários para manter sua saúde.

Nesse artigo, vamos falar sobre os cuidados necessários com cães e cachorros. Se você tem um bichinho de estimação ou deseja adotar um, não deixe de conhecer sobre esses precauções. Confira!

Saúde do pet e visita ao veterinário

O primeiro passo ao adotar um bichinho é levá-lo ao veterinário. Esse profissional é o médico que cuida da saúde dos animais e fará alguns exames para verificar qual é o estado de saúde do seu bicho de estimação.

Geralmente, esses exames são de rotina, como os de sangue, fezes e urina. Isso é importante para ver se o seu pet está com alguma infecção, protozoário, vírus ou bactéria.

O veterinário pode ser encontrado em uma clínica veterinária 24 horas, e seu atendimento pode ocorrer por meio de horário marcado ou até mesmo por uma urgência ou emergência. Com a saúde em perfeito estado, o veterinário vai passar algumas vacinas que seu bichinho deve tomar para não contrair doenças e ter mais qualidade de vida.

As principais vacinas para animais evitam doenças como:

  • Hepatite;
  • Cinomose;
  • Doença do carrapato;
  • Raiva;
  • Leishmaniose.

Alguns desses males podem ser fatais ao animal, por isso é fundamental vaciná-lo. Outro detalhe importante é estar atento aos procedimentos da aplicação de segunda dose dessa vacina.

Para quem não tem condições de pagar por um veterinário particular, existe o veterinario público que pode ser agendado e consegue passar todas essas orientações. O que não pode acontecer é você deixar de levar seu bichinho ao médico.

Castração de animais

Outro procedimento fundamental é pensar na castração do seu bichinho de estimação. Existem muitas dúvidas e mitos que circundam essa temática e que precisam ser vistas.

A castração é algo positivo para o animal, pois traz diversos benefícios como reduzir as chances do animal desenvolver o câncer de útero e ovário, gravidez psicológica, tumores, dentre outros.

Por isso, a castraçao de gato femea ou da cadela são indicados, até para evitar uma procriação muito grande e de forma descontrolada. Ou seja, esse é um ato de cuidado com seu bichinho de estimação, que pode ser feito tanto na fêmea como também no macho.

Inclusive, quando a castração é realizada no macho há redução do risco de câncer de próstata, além da diminuição do hábito de urinar em todos os locais para marcar território.

O procedimento é feito pelo veterinário, com aplicação de anestesia, realização de vários exames como um raio x cachorro ou para o gato, pois o objetivo é verificar as condições de saúde do animal antes da operação.

Saúde do animal e a ida ao oftalmologista

Assim como os seres humanos que ao longo da vida estão propensos a desenvolver problemas na visão, os animais também podem. Os problemas de visão podem variar desde a cegueira até catarata e o glaucoma. Por isso, existe o médico veterinário oftalmologista, que possui esse tipo de especialização, voltado à visão dos animais.

Com o surgimento desses problemas, seu cãozinho ou gato pode ficar mais estressado, retraído, sem muita movimentação e até mesmo isolado. Muitas vezes, os sintomas são sentidos através de uma sensibilidade na visão, entre outros.

Por isso, ao perceber qualquer tipo de comportamento diferente em seu animal, é fundamental leva-lo ao médico veterinário para que o mesmo verifique suas condições de saúde. Cuide da saúde do seu animal e assegure maior qualidade de vida para ele.

Garantindo o maior conforto para o seu bichinho

Muitas pessoas vivem com animais para apartamentos, assim como dentro de casa. Ao se ter um animal de estimação, uma das principais preocupações diz respeito ao espaço destinado para esse animal brincar, se divertir e fazer suas necessidades.

Por isso, tanto para quem vive em casa como em apartamento, é fundamental organizar seus espaços. Essa disposição pode partir de uma otimização dos espaços, compra de casinha para o animal, de tapetes para urina e fezes que, geralmente, ficam em um cantinho da casa, assim como de potes com areia no caso de quem tem gatos.

Além de pensar em um excelente espaço para o seu animalzinho, pense também em garantir uma boa alimentação, para que ele cresça forte e saudável.

Dicas para cuidar da saúde do seu pet