Gatos

Apesar de muitos dizerem que o cão é o melhor amigo do homem, os gatos também fazem ótima companhia para muitas pessoas e famílias. Aliás, é importante pontuar que os gatos já foram venerados há muito tempo atrás, como seres iluminados e até mesmo deuses, no antigo Egito.

Para aqueles que desfrutam da companhia de uma animal de estimação como os gatos, é preciso tomar alguns cuidados quanto à saúde do bichinho, pois há algumas doenças que podem ser transmitidas por contato com outros da mesma espécie, e se não for tratada corretamente, pode deixar sequelas ou até mesmo levar a óbito.

Há doenças que também podem ser transmitidas para os humanos, como a toxoplasmose, caso alguns cuidados simples e que podem ser tomados preventivamente não sejam tomados, como a visita do bichano ao veterinário e a higienização dos ambientes em que todos convivem.

Checagem especializada demanda conhecimento

Para que um animal possa viver de maneira saudável junto com seus cuidadores, é preciso que as vacinas sejam aplicadas dentro do prazo determinado pela Vigilância Sanitária.

Além de outros procedimentos que podem ser válidos para toda a vida e saúde dos gatos, com disposição de:

  • Ração de qualidade e água;
  • Brinquedos;
  • Brincadeiras;
  • Área de descanso adequado;
  • Caixa de areia para necessidades.

A visita a uma clinica veterinaria popular regularmente é uma forma de acompanhar o crescimento e solicitar a prescrição de vitaminas e vacinas necessárias para que o animal seja saudável e brincalhão.

A castração também deve ser considerada, principalmente, em casas que contam com mais de dois gatos de sexos opostos. Isso evita que a fêmea fique prenha e o guardião não tenha tempo para acompanhar e cuidar de maneira adequada durante a gravidez e após o nascimento dos filhotes.

Há casos em que os animais não-castrados tenham uma ninhada. Assim, é preciso ter o acompanhamento de um veterinário próximo, para que ele possa acompanhar a gravidez da gata por todo o período.

Nesses casos, é possível que a clínica veterinária também possa ajudar na procura por novos tutores para os animais assim que eles nascerem e desmamarem.

Doença contagiosa pode prejudicar vida animal

A visita ao veterinário tem como objetivo manter a saúde dos gatos em dia. Ainda assim, muitas doenças podem ser transmitidas sem que o cuidador perceba.

É o caso da rinotraqueíte felina tratamento pode ser realizado apenas para aliviar os sintomas e na prevenção de infecções bacterianas secundárias que podem surgir ao longo da vida do animal.

Esse tipo de doença, também conhecida como vírus da gripe felina, pode ser transmitida entre os animais por meio de espirros, mordidas ou lágrimas. Os principais sintomas apresentados são apatia, falta de apetite, febre, conjuntivite e presença de muco nas narinas.

Para que o animal se recupere, é preciso administrar a medicação, assim como oferecer uma alimentação apropriada. A higienização dos espaços ocupados pelos felinos também é necessária, utilizando desinfetantes comuns para combater o vírus.

Em casos específicos, veterinários recomendam a fisioterapia para gatos, promovendo o restabelecimento de movimentação utilizando ferramentas e manobras específicas associadas a estes animais.

Gravidez felina deve ser acompanhada de perto

A tecnologia alcançou o mundo animal, e atualmente as clínicas veterinárias possuem diversos equipamentos que antes eram encontrados em estabelecimentos apenas para humanos.

Muitos instrumentos cirúrgicos veterinários foram desenvolvidos para atender às necessidades animais, com tamanho adequado e empunhadura ideal para os profissionais.

Os kits de ferramentas são compostos por pinças, alicates, bisturis, entre outros acessórios que podem ajudar em uma cirurgia, por exemplo, em gatas prenhas e com dificuldade durante o parto.

Para não chegar a este ponto, durante a gestação, o cuidador deve levar o animal à clínica veterinária para que tudo ocorra corretamente, mesmo com a natureza dando conta por um longo período.

A domesticação não acabou com o instinto animal mas, ainda assim, é preciso que os animais tenham toda a ajuda possível.

Equipamentos como ultrassom veterinário com doppler podem diagnosticar a saúde do animal de forma complementar. A visualização do ventre da gata é produzida por meio da produção de imagens digitais, com a soma de verificação da movimentação das estruturas e órgãos, como pulmão e coração, em tempo real, possibilitando a observação da velocidade e sentido do fluxo sanguíneo.

Mesmo sendo conhecidos por sua independência e liberdade, todos os cuidados devem ser voltados para garantir a saúde e o bem-estar dos gatos, para que eles possam fazer companhia por um longo tempo.

Gatos merecem tratamento adequado