animais

Os animais domésticos fazem parte do cotidianos de muitas pessoas, tanto as que vivem sozinhas quanto famílias que gostam da companhia de bichinhos das mais variadas espécies.

A preferência por cães e gatos é disparado na hora de escolher uma companhia que não pedirá nada em troca além de carinho e dedicação, além de água e ração, é claro.

A presença desses animais em uma residência é sempre motivo de alegria e diversão, tanto para adultos quanto crianças.

Clínicas veterinárias oferecem cuidados especiais

Assim como os seres humanos, os animais de estimação têm um período que compreende todas as fases que pode durar até 15 anos, mais ou menos.

Essas fases também são divididas por:

  • Infância;
  • Adolescência
  • Adulto;
  • Idoso.

Para evitar despedidas dolorosas, clínicas veterinárias passaram a oferecer serviços específicos para aqueles que chegaram em uma idade que precisa de mais cuidados e medicação diária.

A disposição de uma área para atendimento a animais com idade avançada é conhecida no mercado como hotel para cachorro idoso e recebe as mais diferentes raças, para que possam aproveitar os últimos momentos de vida com toda a assistência necessária, que não seria possível em uma casa ou apartamento.

Esses locais possuem profissionais que acompanham o dia a dia dos animais, dosando os medicamentos para que não tenham nenhum tipo de sofrimento, assim como os tutores que cuidaram deles a vida toda.

O avanço da medicina veterinária tem acompanhado diferentes diagnósticos que podem afetar um cão ou um gato.

Por isso, esses locais especiais contam com um médico oftalmologista de cães, medicando e até mesmo realizando operações para garantir que os olhos não sejam prejudicados.

Equipamentos desenvolvidos para animais domésticos

A medicina veterinária tem evoluído bastante nas mais diversas áreas, atendendo os animais de estimação com terapias, tratamentos e medicações que influenciam na qualidade de vida desses bichinhos, principalmente, quando chegam a uma idade mais avançada.

Os animais que precisam de cuidados para se restabelecer de um acidente ou mesmo de doenças que afetam a mobilidade como doenças que atingem a coluna vertebral, podem contar com a clinica de fisioterapia veterinária disponível em diversas localidades.

Os trabalhos realizados incluem equipamentos que são desenvolvidos e preparados para atender animais domésticos, principalmente, cães.

Os profissionais que se especializam nessa área empregam tratamentos que aliviam as dores e, dependendo do caso, até mesmo a recuperação da mobilidade com ajuda de ferramentas apropriadas.

Até mesmo a medicação tem recebido mais atenção de estudiosos e pesquisadores da área de animais de estimação. Antes o segmento estava voltado para os animais de grande porte, como o setor bovino, caprino, ovino e equino.

Agora é possível encontrar remédios voltados para o segmento da homeopatia veterinária para alergia de cães e gatos. Como muitos desses animais vivem em cidades com alto grau de concentração de poluentes e muita poeira, a medicação atende felinos e canino.

Comunicação digital envolve tutores e animais

A tecnologia também está presente na vida dos cuidadores de animais e os bichinhos de estimação. Empresas especializadas em comunicação de massa eletrônica funcionam como empresas de aproximação para pessoas interessadas em raças distintas e procuram novos companheiros para evitar a solidão em determinadas partes do dia.

Por isso, as novas redes sociais têm dedicado um espaço para os animais domésticos, assim como os seres humanos, com possibilidade de arrumar novos amigos e assuntos de interesse comum, como passeios em parques e praças que recebem animais.

Além disso, as coleiras digitais estão à disposição nas lojas do ramo, com chips que identificam o animal, a raça, o tipo sanguíneo, o nome do tutor e endereço.

Os empresários que investem nesse setor podem fortalecer a tecnologia da informação trabalhando melhor o inbounding marketing da empresa e focando no mundo animal.

Há muitas pessoas com interesses comuns que podem trocar experiências e usar as ferramentas apresentadas pela clínica ou loja especializada como canal principal.

A convivência com esses animais dá um novo sentido à vida das pessoas. Todos os cuidados são necessários, pois até mesmo a legislação tem uma parte dedicada para a fauna e a flora, e os companheiros de quatro patas estão inclusos na lei.

Estar em contato constante com os tutores ou cuidadores é uma forma de garantir que as clínicas especializadas possam oferecer um alento tanto para eles quanto para os animais.

Algumas situações demandam tratamentos específicos e com o acompanhamento profissional, isso fica mais fácil.

Atendimento a animais domésticos idosos