animais

Os animais domésticos fazem parte das famílias brasileiras e contam com um mercado cada vez mais crescente e importante até mesmo para a saúde pública.

Isso porque os cuidadores ou tutores perceberam que é importante garantir a qualidade de vida dos companheiros peludos e de quatro patas.

Ainda que os pássaros engaiolados façam parte de uma realidade em algumas regiões e os aquários com peixes ornamentais estão dentro da decoração de muitas casas e estabelecimentos comerciais, são os cães e gatos que estão em maior número nas residências da população.

Essas duas espécies distintas possuem diversas raças, tamanhos, cores e sempre estão presentes no cotidiano das pessoas, de uma maneira ou de outra.

Por isso, os profissionais que trabalham na área comercial e saúde veterinárias estão investindo em estabelecimentos que oferecem serviços variados para atender o maior número de clientes possível.

Ambientes apropriados para atendimento de animais

Tal qual os humanos, os animais também precisam ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e contar com carinho e atenção sempre que necessário e possível.

Os animais domésticos sentem a falta de seus cuidadores quando estes estão fora estudando ou trabalhando.

Por isso, é preciso pensar bem antes de adotar um cão ou um gato para fazer companhia, pois eles podem chegar a até 15 ou 16 anos, para mais ou para menos, dependendo da raça e dos cuidados.

Aliás, a visita a uma clinica saúde animal deve ser realizada de maneira periódica, para uma checagem das vacinas que são obrigatórias ao longo da vida. Exames de rotina também podem ser realizados nestes espaços dedicados ao atendimento de animais de estimação.

Os profissionais que trabalham estão atentos a sinais e comportamento que facilitam a identificação de qualquer problema.

Os bichinhos precisam de um espaço apropriado na residência para as necessidades naturais, e a limpeza do local deve ser realizada constantemente, pois algumas doenças podem chegar por meio de moscas e outros insetos, como pulgas e carrapatos.

Brincar com eles conta como atividade física, e é bom até mesmo para a saúde do próprio tutor. Estar ao ar livre sempre que possível faz com que eles estejam em contato com a natureza e os instintos animais.

Esse passeio pode acontecer em momentos oportunos, por exemplo, após a visita à clínica veterinária e pet shop, onde há muitos brinquedos à venda e alimentos diferenciados que podem ser utilizados para um adestramento correto.

Lições simples como sentar e rolar pode ser fácil com os cães, independente da raça. Os gatos são mais companheiros e possuem uma postura diferente. Talvez por isso tenham sido idolatrados em outros tempos, no Antigo Egito, com direito a mumificação e pirâmide exclusiva.

Cuidados com higienização e saúde animal

Para os tutores que não contam com tempo disponível para se deslocar até uma loja especializada, empresários criaram o banho e tosa taxi dog a domicílio.

Com uma agenda programada, os cuidadores vão até a residência onde estão os animais domésticos e fazem todo o serviço de higienização e embelezamento em cães e gatos.

É importante verificar se os profissionais utilizam equipamentos e produtos destinados ao segmento veterinário, garantindo a saúde dos animais.

Aliás, seguindo essa mesma linha de serviço à domicílio, médicos veterinários passaram a atender os animais na casa das pessoas.

Desde o início eles ficam responsáveis pela saúde do animal, o que é um facilitador na vida dos cuidadores. É preciso aplicar a vacina cachorro filhote correta, entre as quais combatem:

  • Adenovirose;
  • Parainfluenza;
  • Hepatite infecciosa canina;
  • Cinomose.

Em algumas regiões do país há outras doenças que precisam ser combatidas, denominadas leptospirose e coronavirose. O veterinário é o profissional que determinará a mais adequada e agendar as vacinas anuais, que combatem a raiva canina.

Produtos e serviços exclusivos atraem clientes

A disposição de brinquedos para cachorros pode ser uma forma de manter os animais ocupados quando é preciso desviar a atenção deles por algum momento.

Esses objetos podem ser encontrados em lojas especializadas, com material resistente e apropriado para a mordida do animal, dependendo do tamanho e da raça.

Muitos estabelecimentos comerciais entenderam a importância dos bichinhos na vida das pessoas. Dessa forma, oferecem espaços exclusivos denominados pet friendly, ou amigos dos animais de estimação.

Outros não recepcionam animais, por questões de segurança. Para garantir que serão bem tratados durante uma viagem, por exemplo, empresas especializadas oferecem vagas em um hotel para cachorros com um espaço apropriado e diversas atividades que garantem a saúde dos animais enquanto os tutores estão longe.

O investimento em um negócio para os animais de estimação estão em alta e o mercado está aquecido. Os cuidadores perceberam e buscam fornecedores, comércios e clínicas veterinárias que são referência, pois eles também fazem parte da família.

Empreendimentos para animais crescem