O processo de higiene dos gatos é alvo constante de dúvidas por parte dos tutores, que se questionam se devem dar banhos nos bichanos.

Este tipo de incerteza é fundamental, uma vez que nos permite aprender ainda mais sobre as necessidades dos felinos.

Caso você se encontre neste dilema, fique tranquilo(a), pois ao longo deste material poderemos sanar todas as dúvidas a respeito deste assunto.

Então, se deseja saber mais sobre a limpeza dos gatos, não deixe de conferir este conteúdo até o final!

A higiene felina

A higiene felina sempre foi motivo de curiosidade popular, já que sabemos que eles costumam se limpar com o auxílio da própria língua.

Este fato, atrelado à observação de que gatos não são muito fãs de água, faz com que muita gente acredite que os bichanos não podem tomar banho.

De fato, boa parte da higiene dos gatos é feita por meio do processo no qual eles lambem toda a pelagem para remover sujeiras.

Esta ação se torna possível em virtude da língua dos felinos, que possui textura própria para agarrar e remover impurezas.

Além de melhorar a parte visual, a limpeza feita pelos gatos também ajuda na remoção do mau cheiro, tanto é que dificilmente encontramos um felino que cheire mal.

Mas, será que ela substitui totalmente um banho? Faz mal usar água para lavar o pelo dos gatinhos?

Descobriremos esta questão no próximo tópico, então não deixe de acompanhar para sanar suas dúvidas!

Gatos precisam tomar banho?

Como vimos, a limpeza feita regularmente pelos gatos com o auxílio da língua é bastante eficiente.

Isso não significa que seja suficiente para substituir o banho comum, ainda mais se o gato estiver com a pelagem muito suja.

Então, se você tinha dúvida se gatos precisam tomar banho, saiba que a resposta é sim, mas não com tanta frequência como os cães.

Periodicamente o banho tradicional é muito bem vindo, já que ajuda a remover impurezas mais difíceis e auxilia no tratamento dos pelos.

No entanto, o banho para gatos não deve ser realizado em excesso, pois isso pode acabar gerando estresse e problemas de pele no animal.

O ideal é realizar este procedimento uma vez por mês, ou no máximo a cada 20 dias, deixando que o gato se limpe sozinho nos outros dias.

Como já foi dito, a própria saliva do gato já ajuda na diminuição do mau cheiro e remove parte significativa da sujeira.

Então, se você tem um felino em casa, atente-se às datas certas de lhe dar banho, e certamente verá benefícios.

Como dar banho da forma correta em seus gatos

Dar banho em gatos não é proibido, sendo até vantajoso, quando feito com a regularidade correta.

No entanto, ainda assim os felinos não costumam gostar muito do banho com água, o que gera grande dificuldade na realização do procedimento.

Mas com algumas dicas, é possível tornar o processo mais fácil, de forma que você não precisará passar por um pesadelo todos os meses.

Confira a seguir algumas dicas para realizar o banho de seu gato:

1. Se atente à temperatura da água

Um dos fatores que gera maior aversão dos felinos à água é sua temperatura, já que muitos donos costumam banhá-los em água fria.

Embora seja benéfica para os pelos, a água fria gera incômodo nos gatos, o que deixa o banho muito mais trabalhoso e sofrido.

Por isso, busque dar banho em água com temperatura morna, já que quente demais também traz prejuízos.

Dessa forma, este pode até se tornar um momento de relaxamento para o seu bichinho, então invista!

2. Use os produtos certos

O pelo felino é de fato muito bonito e, para que se mantenha assim, é fundamental dar banho com os produtos certos.

É possível encontrar shampoos próprios para gatos com grande facilidade, por isso, nada de utilizar outros tipos de sabões.

O uso de produtos errados pode gerar problemas de pele e estragar o pelo do gato, então evite!

3. Deixe o pelo do gato secar bem 

É muito comum gatos desenvolverem coceiras e alergias após o banho, e isto ocorre porque os pelos não foram secados da forma correta.

Então, ao final de cada banho, busque secar bem com o auxílio de uma toalha macia, e se possível, deixe-o descansar ao sol.

Ao seguir estas dicas, o banho de seu gato tem tudo para ser um sucesso, então aproveite!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gatos precisam tomar banho?
Classificado como: