animais

Os animais domésticos são queridos por muitos, tanto pelo comércio, que lucra muito com produtos e serviços voltados aos pets, quanto pelos donos, que amam incondicionalmente seus mascotes.

Por serem tão queridos, os donos ou tutores são incrivelmente preocupados com a segurança deles e principalmente aqueles que moram em grandes alturas.

Não é a toa que muitos donos foram recorrer a empresas que trabalham com tela de proteção para gatos e cachorros, para colocar nas janelas.

Principalmente para gatos, que são animais que possuem um instinto de exploração, e que, em prédios altos e com a janela aberta, podem sofrer acidentes.

Assim, a rede de proteção para gatos permite que os animaizinhos estejam protegidos de caírem de grandes alturas. Por isso, é importante colocar em todas as janelas e sacadas, para que assim, ele aproveite o ar fresco sem que você tenha a preocupação de acidentes.

Outro fator importante para atentar-se quando falamos dos animais domésticos é a prevenção contra acidentes causados por agentes externos, como outros animais ou insetos. Um dos maiores parasitas de cachorros é o carrapato.

Esses aracnídeos, além de serem um grande incômodo ao animal, podem transmitir diversas doenças, tanto para os animais como para os seres humanos. Inclusive, o carrapato estrela, quando infectado por bactérias da família Rickettsia, é transmissor da febre maculosa.

Por isso, é sempre necessário estar atento ao comportamento do seu animal, para que se identifique e aja de forma segura, seja com dedetização do ambiente, seja com aplicação de remédios específicos em seu animal.

Prevenção contra animais peçonhentos

Quando falamos de animais peçonhentos (venenosos) sempre nos vêm à cabeça a imagem da cobra, e não está errado, porém, existem muitos outros animais com peçonha que podem causar acidentes no ambiente de nossos animais domésticos.

Para isso, é importante estar atento a qual localidade você está inserido para saber que tipo de animais podem ameaçar a segurança do seu pet.

Confira uma lista dos principais animais peçonhentos que podem causar algum dano ao seu bichinho de estimação:

  • Serpentes;
  • Escorpiões;
  • Aranhas;
  • Himenópteros (formiga, vespas e abelhas);
  • Coleópteros (besouros);
  • Lepidópteros (mariposa e suas larvas).

Esses animais possuem ferrões, cerdas, presas, espinhos e outros elementos de defesa que podem envenenar pets, podendo, em alguns casos, causar a morte. Por isso, é importante proteger seu pet contra os animais peçonhentos.

Controle de animais peçonhentos

Para cada tipo de animal peçonhento, é necessário um tipo de prevenção. Por isso, veremos como prevenir acidentes contra os principais causadores de envenenamento em animais domésticos.

Se você estiver em uma área com algum dos tipos citados neste texto, você pode adotar essas medidas preventivas e promover segurança ao seu bichinho de estimação.

As abelhas

As abelhas estão quase sempre em locais com flores, porém, muitas delas se adaptaram às cidades. A ferroada é o que causa a injeção do veneno. Os animais de estimação podem revirar uma colmeia, por exemplo, e serem picados por uma ou várias abelhas.

No caso da picada de várias abelhas, pode haver um agravamento.

Para prevenir isso, é importante: remover as colônias de abelhas em lugares públicos ou residenciais, com ajuda de profissionais. Além disso, evite que os seus pets caminhem em locais com colmeias à vista.

Não use aparelhos que emitam ondas perto desses locais (como os celulares) pois, assim como o som emitido pelos pets, eles causam o irritamento das abelhas.

Escorpião

O envenenamento causado pelo escorpião é causado pela picada do seu ferrão. São presentes no Brasil, por ser uma região tropical. Os escorpiões mais comuns no Brasil são:

  • Escorpião-amarelo;
  • Escorpião-marrom;
  • Escorpião-amarelo-do-nordeste;
  • Escorpião-preto-da-amazônia.

Para prevenir acidentes com escorpião e seus pets, é importante tomar algumas providências, como:

  • Manter os jardins e os quintais sempre limpos,
  • Evitar os acúmulos de sujeira, folhas secas, lixo doméstico;
  • Evitar folhagens densas perto de muros e paredes;
  • Manter a grama aparada;
  • Acionar algum órgão para limpar terrenos baldios perto de sua casa;
  • Sempre sacudir roupas, panos, toalhas e calçados antes de utilizá-los;
  • Limpar a casinha dos seus animais;
  • Usar telas em ralos do chão, pias e tanques.

Existem outros animais peçonhentos que causam acidentes, mas as atitudes preventivas são as mesmas. O que vai divergir. por exemplo, é o controle de morcegos, que não são peçonhentos, mas podem vir a atacar seu pet.

Por isso é importante o uso das telas e a aplicação de todas medidas citadas aqui. Dessa maneira, você consegue manter seu animal protegido e feliz.

Prevenção de acidentes com animais peçonhentos